Blog ClickTools

 

Tendências

 


Mas o que é inovação disruptiva?

Sessão: Tendências
Em: 14/08/2018
Lida: 2142 vezes

Podemos definir inovação disruptiva como o fenômeno pelo qual uma inovação, geralmente sustentada por uma nova tecnologia, transforma radicalmente um mercado ou setor existente através da introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade em mercados estagnados ou obsoletos, onde a complicação e o alto custo são o status quo. 


Há três partes que gostaria de destacar nessa definição.

A primeira diz respeito ao termo “mercados estagnados ou obsoletos”. Basta uma pesquisa simples no Google para encontrar dezenas de exemplos de empresas líderes em um determinado segmento de mercado que foram engolidas por startups emergentes. Os exemplos são diversos: BlockBuster x Netflix, Táxi x Uber, Redes de Hotéis x AirBnb, etc.

O grande erro dessas empresas não foi deixar de inovar, na verdade elas inovaram bastante seu produto. Porém, focaram somente nas necessidades de seus grandes clientes e deixando de atender a necessidades de uma outra parcela de mercado menor, mas significativa, pois delas vinham os sinais de uma mudança de comportamento de consumo que depois se transformaria numa nova forma de fazer negócios naquele segmento.

Essa “cegueira” das empresas líderes é conhecida como “maldição do expert”. Elas se tornaram tão experts em seus produtos a ponto de torná-los inconsumíveis para a maior parte do mercado.

A segunda parte que destaco é: introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade. Essas são características de uma inovação disruptiva. A cegueira dos líderes permitiu o surgimento de startups que atendiam – mesmo que no início de forma limitada – a demanda daquele mercado inexplorado, com uma solução mais simples, eficiente e acessível.

Esse mercado então começa a ganhar volume, a ponto de permitir mais investimentos e melhorias constantes na solução até o ponto que David mata Golias, quando a empresa que era líder despertou tarde demais, perdendo seu mercado de um dia para o outro. Não há tempo, tecnologia e nem dinheiro para se adequar a nova forma de fazer negócios.


Keywords: inovação, disruptiva, startup, negócios, transformação


Leia também ...



 

soluções on-cloud para potencializar talentos

 
Fale conosco