Em um setor altamente competitivo, como o industrial, a exigência por agilidade e assertividade é crescente. Neste cenário, a adoção de QR Code para indústrias vem contribuindo com o gestor para a solução de variadas necessidades.
Popular em muitos setores, o QR Code vem garantindo praticidade, rapidez e segurança. Com essa popularização, o QR Code também vem trazendo vantagens ao setor industrial, facilitando a manutenção, melhorando a comunicação e ajudando sistemas que atestam a qualidade de produtos.
QR Code para indústrias: aplicações e benefícios
No setor industrial, as aplicações do código bidimensional são variadas. As aplicações do QR Code para indústrias vão desde uma simples busca de arquivo na nuvem, acesso a manuais de manutenção de equipamentos ou montagem de produtos, treinamentos de colaboradores até a liberação de acesso na portaria para colaboradores através de crachás virtuais e visitantes.
Quanto aos benefícios principais, destaca-se a agilidade e a rastreabilidade como os mais importantes. Para entender isso, imagine que, ao apresentar não conformidade de uma esteira na linha produção, para acionar a equipe de manutenção e suprimentos o operador precise abrir um chamado por e-mail, descrevendo o problema.
Quanto tempo levaria para esse chamado ser atendido?
Agora, imagine abrir esse chamado em tempo real, com apenas uma leitura do QR Code, realizado por qualquer smartphone: muito mais ágil e rápido.
“Com o QR Code para indústrias, todos os envolvidos poderão visualizar essa não conformidade ao mesmo tempo, gerando dashboard e permitindo que as decisões sejam mais precisas e baseadas em dados”.
Portanto, o principal benefício do QR Code para indústria é, sem dúvida, a maior velocidade da informação.
Como adotar o QR Code para indústrias corretamente?
As possibilidades em QR Code para indústrias são vastas, sendo possível utilizar plataformas geradoras de QR Codes Dinâmicos como a brasileira PrintPIX que já atende a empresas de grande porte em vários ramos de atividades.
Mas, para saber onde usar o QR Code dentro da indústria de uma melhor forma, é preciso considerar quais são os objetivos:
“Tudo depende quais são os objetivos da indústria. Uma indústria que pretende se adequar aos meios de comunicação ou a exigência de rastreabilidade atuais por exemplo, pode aplicar o QR Code como start para essa nova realidade chamada IOT (INTERNET DAS COISAS)”.
Vale ressaltar que o maior investimento não ocorrerá com a implementação do QR Code para indústrias em si, mas com um sistema que seja capaz de gerir todo tipo de informação.