Como usar QR codes em eventos?

Sessão: QR Code | Em: 02/01/2020 | Lida: 498 vezes | Postado por: Mauro Fernando Romero

O uso do código QR em eventos é uma forma de agilizar o cadastro dos participantes no momento da abertura do evento.

Os códigos de resposta rápida (Quick Response Code ou QR Code) foram criados para codificar informações que possam ser lidas em alta velocidade.

Mesmo existindo desde meados dos anos 90, foi apenas com a chegada dos telefones inteligentes (smartphones) e tablets que o uso dos QR Codes se ampliou.

A câmera de fotos de um dispositivo móvel atua como se fosse um scanner e com um aplicativo capaz de fazer a leitura do código, pode-se então visualizar de forma instantânea o conteúdo codificado. Resumindo: após a leitura do código por uma câmera, a informação previamente codificada é automaticamente compartilhada.

Redirecionamento a um site, imagens, vídeos e dados de contato são apenas alguns exemplos de informações que podem ser codificadas.

Mas, como podemos aproveitar essa tecnologia para um evento? A seguir veja algumas ideias para implementar seu uso e fazer com que algumas tarefas fiquem mais eficientes.

Onde incluir o QR code para eventos?

No material de divulgação: Se distribuir material impresso de divulgação, este pode ir se desatualizando à medida que se aproxima o evento. Ao incluir no material um código QR, quem o receber poderá, com seu dispositivo móvel, acessar facilmente às últimas novidades do evento como datas limite de inscrições, palestrantes confirmados e etc.

Publicidade do evento na via pública: Os eventos que utilizam espaços publicitários em vias públicas como grandes avenidas e trens, o código QR impresso no anúncio serve para que as pessoas possam obter rapidamente mais informações.

No material de credenciamento: Incluir o código nos crachás dos participantes substitui o intercâmbio dos cartões de visita. Dessa forma, se uma pessoa aproximar a câmera de seu dispositivo a esse código, guardará automaticamente os dados de seu colega, podendo gerar e manter um vínculo após o evento.

Dica extra: Use os Códigos QR também no credenciamento do seu evento

O uso do código QR em eventos é uma forma de agilizar o cadastro dos participantes no momento da abertura do evento.

Cada participante recebe um e-ticket com um Código QR único que deve ser apresentado no momento da chegada ao local.

Dessa forma, o organizador pode marcá-lo como credenciado e controlar o ingresso de todos de maneira rápida e eficiente.




Leia também nesta sessão ...
Como a tecnologia de QR Code está mudando o cenário de eventos
QR Code: Como utilizá-lo de maneira estratégica no mercado imobiliário
Como o QR Code pode ajudar sua Imobiliária
Museu em Votuporanga usa QR Code para incentivar estudantes na visitação
Acredite! O QR Code vai subir a régua da sua comunicação
Por que utilizar o QR code no credenciamento de eventos corporativos?



Como usar QR codes em eventos? | PrintPIX

Fale conosco