QR Code: nunca a construção civil precisou tanto dele

Sessão: QR Code | Em: 06/08/2021 | Lida: 325 vezes | Postado por: Mauro Fernando Romero

Tecnologia permite verificar se colaborador segue protocolos de segurança e de saúde, e se requer treinamento

O QR Code (Quick Response Code), ou código de resposta rápida, surge como o novo parceiro da construção civil em tempos de Coronavírus. A tecnologia se torna essencial, principalmente nos canteiros de obras. Com ela, é possível verificar quando o colaborador precisa de treinamento e se ele está seguindo os protocolos de segurança e de saúde no local de trabalho.

Uma solução inovadora para garantir que a equipe seja treinada e certificada adequadamente para as funções que desempenha em um canteiro. Basta escanear a etiqueta de QR Code no capacete ou na roupa do trabalhador para saber qual função ele executa na obra, se está apto e se seus testes de saúde estão em dia.

Com o distanciamento social, a ferramenta possibilita fazer uma série de checagens dos trabalhadores sem que haja contato físico. Atualmente Reino Unido, China, União Europeia, Índia, países árabes, Austrália, Estados Unidos e Canadá adotaram em larga escala seu uso na construção civil.

Ferramenta também é útil para compartilhar projetos no canteiro de obras

Mas não é apenas pela questão sanitária e de segurança que o QR Code prolifera nos canteiros de obras. A ferramenta também é útil para compartilhar projetos. Através dos códigos espalhados pela construção, todos os que atuam no empreendimento podem saber se houve alterações nas plantas. Isso repele eventuais erros e evita o retrabalho, o que dá ganho de produtividade para a obra.

Além disso, o QR Code revela-se igualmente útil para disseminar manuais de instrução, para controlar o uso de equipamentos e para delimitar áreas de atuação dos operários. A aplicação da ferramenta se mostra tão positiva que desde 2011 o código de construção da cidade de Nova York-EUA só libera licenças para a execução de projetos se houver QR Code nos canteiros de obras e nos EPIs dos trabalhadores.

Outra aplicação do QR Code é que ele permite que o comprador de um imóvel na planta tenha acesso ao andamento da obra. A construtora disponibiliza um código que abre imagens filmadas por drones no smartphone ou no computador do cliente. A ferramenta ainda possibilita ações de marketing do empreendimento.




Leia também nesta sessão ...
Grupo Boticário aposta em lojas de parede, com QR Code, em SP
Tecnologia QR Code pode trazer muitas facilidades ao segmento imobiliário
Como QR Codes aceleram a transformação digital dos canteiros de obras?
Anvisa aprova bula em QR Code para medicamentos hospitalares
As principais aplicações e maiores benefícios da implementação do QR Code para indústrias.
Como aplicar o QR Code no negócio?




QR Code: nunca a construção civil precisou tanto dele | PrintPIX

Fale conosco