Como criar uma campanha com QR Code Dinâmico para vendas online

Sessão: QR Code | Em: 18/10/2020 | Lida: 271 vezes | Postado por: Mauro Fernando Romero

Se você ainda não o conhece muito bem as funcionalidades e vantagens de usar este código visual ou se deseja saber como tirar maior proveito desta tecnologia, acompanhe neste artigo, tudo o que precisa saber para criar uma campanha com QR Code Dinâmico para vender mais integrando seus canais online e offline.

QR Code Dinâmico para vendas online

Provavelmente você já se deparou com um símbolo parecido com este em algum lugar pela internet e fora dela, não é mesmo? Este código visual diferente, conhecido como QR Code, já vem sendo utilizado há algum tempo por empresas em suas estratégias off-line

Além de servir para isto, ele também pode ser uma forma muito interessante e inovadora de criar ações especiais e promoções para atrair mais clientes em estratégias que unam lojas físicas com lojas virtuais.

O propósito do QR Code Dinâmico

A codificação usada para criar QR Code Dinâmicos tem como objetivo principal facilitar a interação, permitindo trocas de informações e comunicação mais ágil entre pessoas e organizações.

Ele pode ser considerado um tipo de evolução do tradicional código de barras, porém, ele tem a vantagem o poder de armazenar muito mais dados, contendo em apenas um símbolo, até milhares de caracteres de texto, informações numéricas, dados alfanuméricos e até podendo ter a informação modificada ou editada sem que com isso o código se altere, ou seja, o QR Code Dinâmico permanecerá o mesmo.

Com tanta capacidade de armazenamento, é fácil perceber que o maior potencial e propósito do QR Code Dinâmico é o compartilhamento de dados e informações complementando e adicionando vantagens aos clientes.

Campanhas com QR Code Dinâmico para vender mais

Como o princípio fundamental deste código é armazenar e transferir conteúdos, há inúmeras formas de criar uma campanha com QR Code Dinâmico para integrar o uso de smartphones com suas vendas online, podendo ser feitas ações com propósitos como:

  • Captação de prospects para listas de e-mail marketing
  • Integração com campanhas off line
  • Realização de cross-selling
  • Captação de prospects

Como a inclusão deste código sempre acaba despertando interesse e curiosidade em muitas pessoas, em algumas ações podem ser adicionados call-to-actions com a inclusão deste código para que o cliente retire benefícios adicionais e no momento em que acessarem, pode se solicitar informações como e-mail de contato para liberação da vantagem exclusiva.

Integração com campanhas off line

Caso sua loja, além do e-commerce, também possua uma estrutura física para atender seus clientes, é possível criar uma campanha com QR Code Dinâmico que integre os dois canais, concedendo desconto na loja virtual para quem comparecer à loja física, por exemplo.

Cross-selling

Uma campanha estruturada com QR Code Dinâmico, com o objetivo de realizar cross-selling pode ser ainda mais eficiente, especialmente se este código for encaminhado junto com algum produto ou oferta, incluindo informações que garantam vantagens exclusivas para compras de itens similares.

Despertar este senso de urgência e da entrega de oportunidades imperdíveis, incentivará reações e retornos positivos dos clientes, tornando-o mais propenso a fechar negócio.

Cases de sucesso de campanhas com QR Code Dinâmico

Se você chegou até aqui e ainda está curioso para entender como poderia utilizar o QR Code Dinâmico na estratégia de vendas da sua loja, integrando o varejo físico com o virtual, confira alguns exemplos de cases de sucesso para inspirar sua próxima campanha.

QR Code Dinâmico para facilitar as vendas

O super mercado coreano Tesco, por exemplo, realizou uma campanha onde o propósito era se aproximar mais de seus clientes e proporcionar mais facilidade e praticidade em suas compras.

A marca expôs seus produtos em prateleiras no metrô e abaixo de cada um incluiu um QR Code Dinâmico. Ao acessar o código usando seu celular, o cliente conseguia mais informações e também podia comprar o item, recebendo a compra em sua casa, no mesmo dia.

Para estimular as compras em sua loja, é possível criar ações semelhantes, optando por incluir anúncios em ambientes externos, como fez a Tesco, ou até mesmo incluindo o QR Code Dinâmico nas prateleiras da sua loja, para entregar ao cliente mais informações sobre o produto ou descontos para a compra de itens relacionados.

Para assistir a um vídeo explicativo da ação da Tesco, clique aqui.

QR Code Dinâmico para construir relacionamento

Outra campanha criativa com o uso de QR Code Dinâmico que pode inspirar suas próximas ações é a realizada pelas lojas Furtacor. Nas vitrines de suas lojas eles incluíram um adesivo com um código.

Assim que os clientes o acessavam, eram direcionados para um site onde encontravam uma mensagem de boas festas. Estes códigos também foram impressos em embalagens de presente e são um exemplo de ação criativa para se comunicar com seus clientes.

No dia a dia das operações do seu e-commerce, por exemplo, você pode imprimir ou colar um selo com o QR Code Dinâmico nas embalagens das suas entregas e através deles direcionar os clientes para uma página especial de ofertas em seu site.

Para aprimorar ainda mais o relacionamento com os clientes, experimente incluir no QR Code Dinâmico um incentivo a mais para que eles realizem uma avaliação de seus produtos e de sua loja, redirecionando o acesso para a página do produto e ofereça algum tipo de recompensa como um cupom de desconto para a próxima compra.

Criando sua campanha com QR Code Dinâmico em três passos

É muito simples trabalhar com QR Code Dinâmico para integrar campanhas estrategicas de marketing com sua loja virtual. Seguindo pelo menos 3 passos simples você já poderá implantar sua campanha ainda hoje.

Passo no 1: Planeje sua campanha

Comece selecionando o objetivo principal da sua campanha, selecionando por exemplo: interação, aumento de vendas, incentivo a recompra, ou outros que desejar.

Após definir o objetivo, determine o prazo para veiculação da mesma e defina para qual página o cliente será redirecionado após o acesso ao QR Code Dinâmico.

Passo no 2: Gere seu QR Code Dinâmico

A PrintPIX é a maior produtora de QR Codes Dinâmicos no Brasil . Acesse o site, e crie sua conta. Há diversas opçoes de quantidade de códigos para atender sua necessidade.

Passo no 3: Divulgue sua campanha com QR Code Dinâmico

Com tudo pronto, basta determinar onde irá divulgar seu código, algumas das opções que indicamos anteriormente são a vitrine da sua loja física, caso tenha, ou as embalagens de entrega dos pedidos feitos na sua loja virtual.




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