O que é gerenciamento de processos de negócios?

Sessão: BMP - Gestão de Processos | Em: 24/01/2020 | Lida: 1065 vezes | Postado por: Mauro Fernando Romero

Automatize, monitore e otimize processos com uma solução de gerenciamento de processos de negócios (BPM - Business Process Management)

O que é gerenciamento de processo de negócios (BPM)?

O gerenciamento de processo de negócios (BPM) aproveita softwares e serviços para fornecer visibilidade total aos processos de negócios de sua empresa. O BPM ajuda a automatizar, monitorar e otimizar continuamente a melhoria dos processos de negócios para aumentar a eficiência e reduzir custos.
Para iniciar sua jornada BPM, deve-se focar no fornecimento de valor de negócios. Sucesso gera sucesso, portanto, adote uma abordagem incremental que permita que você prove rapidamente seu valor com um único projeto, adquirindo competências e habilidades, e só depois disso, estenda sua jornada pela empresa.

Por que BPM é importante para o meu negócio?

O gerenciamento de processo de negócios é fundamental para as operações de quase todas as organizações. Isso porque os processos de negócios estabelecem a base para funções de negócios administrativas e linha de frente, de gerenciamento de faturas e registros a abertura de contas de cliente e o fornecimento de ofertas promocionais em tempo real para possíveis clientes. No final das contas, os processos de negócios permitem que todas as partes diferentes de uma organização funcionem de forma eficiente, em conjunto e em direção ao objetivo comum de atender melhor os clientes.
No passado, a maioria das organizações utilizava o BPM para obter economias de custo e ganhos de produtividade. Mais recentemente, o BPM evoluiu para se concentrar mais em atender melhor os clientes. Essa ênfase na criação de experiências excepcionais de clientes tem motivado as empresas que buscam permanecer competitivas para adotar práticas BPM e adquirir o software BPM.

Como começar a usar BPM?

O gerenciamento de processo de negócios e a melhoria do processo podem parecer desafiadores no caso de processos de negócios complexos, interdependentes e dinâmicos, mas a abordagem certa pode levar você até lá.

Comece com o valor de negócios
As iniciativas de melhoria do processo de negócios bem-sucedidas começam com o valor de negócios. As organizações devem entender seus objetivos de negócios e estratégia, em seguida, analisar seus processos atuais para identificar aqueles que entregarão o maior retorno sobre investimento.

Selecione um projeto inicial
As iniciativas de melhoria de processos devem oferecer algum sucesso quantificável ou o comprometimento das partes interessadas e o financiamento do projeto podem acabar. Começando com um projeto gerenciável, é possível desenvolver habilidades de melhoria de processo e fornecer valor para o negócio rapidamente, garantindo o comprometimento, o financiamento e o sucesso de projetos subsequentes.

Estenda BPM em toda a empresa
Depois de ter concluído com êxito um projeto inicial, será possível iniciar a expansão de sua adoção de BPM para projetos adicionais, aproveitando e compartilhando seu conhecimento ao longo do caminho de construir de verdade um programa de melhoria de processo de negócios em toda sua empresa.


Fonte: Visite a fonte dessa matéria



Leia também nesta sessão ...
BPM: você sabe a importância para a sua empresa?
O uso BPM para alavancar as organizações
Processos estratégicos: o que são e como estruturá-los utilizando indicadores de desempenho
Gestão da mudança em organizações



O que é gerenciamento de processos de negócios? | PrintPIX

Fale conosco