QR Code: Como utilizá-lo de maneira estratégica no mercado imobiliário

Sessão: QR Code | Em: 06/01/2020 | Lida: 3391 vezes | Postado por: Mauro Fernando Romero

Imagine um cliente em potencial passando, em qualquer dia e a qualquer hora,  por um dos empreendimentos ou imóvel que é comercializado por você ou sua imobiliária. Em um local estratégico desta unidade há uma placa ou um outdoor e neste estáimpresso um ícone cheio de quadradinhos pretos que chamam a atenção desse cliente.

Este nosso potencial comprador pega o seu celular, posiciona-o em frente a esse ícone e é direcionado para o universo digital, onde encontra uma infinidade de informações sobre o empreendimento ou imóvel em questão, fica encantado com a riqueza de detalhes e resolve procurar sua empresa ou um dos seus corretores de imóveis para adquirir ou alugar uma das unidades ou o imóvel em questão.

Você acredita que essa cena possa acontecer com você? Já presenciou algo parecido com o que acabamos de imaginar? Pois esteja certo de que essa não é uma realidade distante do nosso mercado imobiliário.

O tal ícone com os quadradinhos pretos, que aos olhos humanos parece muito mais um enigma, trata-se de uma ferramenta chamada de Quick Response Code, mais conhecido como QR Code. Você já ouviu falar dela?

O QR Code é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmeras fotográficas e acesso à internet. Para isso, basta baixar um das dezenas de aplicativos gratuitos de decodificação. Alguns celulares já vem de fábrica com esse recurso.

Criado em 1994, pela empresa japonesa Denso Wave, o código era utilizado, inicialmente, para identificar peças na indústria automobilística. Hoje, porém, a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em anúncios publicitários.

Graças ao advento dos recursos tecnológicos, o uso do QR Code ganhou novo impulso e se configura como uma ferramenta de grande potencial para o crescimento do mercado de imóveis.

Um dos principais benefícios que fazem do QR Code uma ferramenta relevante e estratégica é o fato de ser um meio de transmitir rapidamente informações. Na realidade, o código é uma espécie de atalho para variados tipos de informações que podem ser desde texto, imagem, vídeo, links para sites ou hotsites e até posições geográficas.

Além disso, o QR Code ativa uma das principais motivações do ser humano: a curiosidade. E por meio desse sentido, o potencial cliente pode experimentar um envolvimento diferenciado e único com o seu negócio por meio de interação entre o mundo real e o mundo virtual.

De uma forma muito particular, a utilização do código cria uma integração entre o material, que pode ser um folder, um tapume de uma obra entre outras possibilidades e o online, o que instiga no cliente o desejo de interagir com o empreendimento.

Entretanto, vale ressaltar que o QR Code é mais uma ferramenta dentro de uma vasta rede de possibilidades e, para que seu uso seja efetivo e estratégico, é necessário conhecer bem o seu público de interesse.

Hoje, já temos várias experiências com o uso do QR Code que estão gerando bons resultados para os negócios. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas e observações sobre a forma como o mercado tem implementado a tecnologia QR Code.

1- Uso do QR Code em folder, tapumes, outdoors e panfletos

Uma das estratégias mais utilizadas é a impressão do código neste tipo de mídia. Esse é um importante recurso, pois esses meios de comunicação contam com espaço limitado, no qual não é possível explorar todas as potencialidades de um empreendimento.
Com o uso do QR Code, o cliente pode ser direcionado para as mais variadas formas de detalhar as informações sobre o imóvel, seja por meio de um tour virtual ou um vídeo, por exemplo.
Contudo é preciso estar atento, o QR Code deve enriquecer as informações contidas, seja no tapume ou no material impresso. O objetivo deve ser proporcionar uma experiência única e relevante para o cliente, de uma maneira rápida e rica em detalhes.

2- Aplicação no cartão de visitas

Esta é uma das formas de estreitar o relacionamento entre o cliente e o corretor de imóveis. O QR Code, nesse caso, pode direcionar o cliente para o site da empresa ou até mesmo um mapa de como chegar ao escritório, contatos telefônicos, mensagens de boas vindas, um vídeo de apresentação do corretor, entre várias possibilidades.

3- Criação de um cartão QR Code para empreendimentos específicos

Na mesma linha do cartão de visitas, uma dica interessante que pode potencializar a mostragem de um imóvel é o uso do Cartão QR Code, estratégia que se adequa bem à negociação de imóveis prontos.
Depois de visitar um imóvel, o profissional da intermediação pode entregar para o seu cliente o Cartão QR Code, no qual é possível ser direcionado para informações detalhadas sobre o imóvel que acabou de visitar e assim, pode-se analisar com mais calma todos os benefícios e características de determinado empreendimento.
Isso otimiza o tempo, pois o cliente não terá que pesquisar entre as várias opções no banco de dados do site aquele imóvel que ele já visitou.

4- O QR Code deve potencializar a experiência do cliente

De nada adianta investir na utilização do QR Code se as informações contidas nele não forem relevantes ou não condizerem com o imóvel no qual o código foi aplicado. Eu não posso utilizar o código no imóvel A e, ao fazer a leitura do QR Code, ser direcionado para informações sobre o imóvel B. Nem tão pouco repetir as mesmas informações contidas no material onde ele foi inicialmente impresso.
O cliente resolve tirar o celular do bolso e fotografar o código, pois está interessado em mais detalhes. É imprescindível a realização de testes antes da publicação do QR Code. Deve ser verificado se o código, ao ser decifrado, encaminhará o cliente para o destino esperado, seja um site, um vídeo ou texto.

5- Ser criativo e original é uma vantagem competitiva

O QR Code, por si só, é uma ferramenta que aguça a curiosidade humana. Saber explorá-lo é fundamental para garantir o sucesso de sua estratégia. Não leve o seu cliente para algo que não seja relevante ao contexto do seu relacionamento. Fazer o cliente perder tempo é um erro gravíssimo.
As formas de utilizar o QR Code são as mais variadas possíveis e cada empresa ou corretor de imóveis deve procurar entender um pouco mais sobre esta ferramenta, a sua viabilidade e tem a liberdade de utilizá-la da forma que mais se adequar à realidade do negócio.
Entretanto, para além da mídia na qual o QR Code estará presente, é fundamental atentar-se ao seu uso estratégico e correto no mercado imobiliário.
Esteja atento à evolução do mercado. Com a popularização dos celulares e smartphones com acesso à internet, o uso do QR Code é cada vez mais promissor e já se configura como um importante aliado do mercado imobiliário.

6 - Utilize QR Codes Dinâmicos

Os Os QR codes Dinâmicos podem ter suas informações editadas e alteradas a qualquer hora mesmo depois de terem sido criados e impressos. Isso significa que é possível alterar a informação contida em um código QR Dinâmico a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias sem que com isso altere a parte gráfica do código em si. Os códigos dinâmicos redirecionam os usuários para o destino desejado ou exibe a informação desejada.
Cada uma das suas placas pode conter um QR Code individual, pintado ou adesivado, a qual poderá ser reutilizada, sem qualquer alteração, indifinidas vezes.
O PrintPix é um gerador online de QR Codes Dinâmicos. Nossa aplicação online gera e mantém registrados em nosso banco de dados de todos os QR Codes criados e gerados por nossos clientes.
Com as informações que são armazenadas somadas as informações obtidas durante a leitura dos QR Codes Dinâmicos produzimos, em tempo real, relatórios estatíscos contendo: quantas vezes o códigp foi escaneado (lido), em que dia, em que lugar, as coordenadas do local, em que horário, ip do equipamento leitor e com quais dispositivos os códigos foram escaneados.

Amplie as suas oportunidades de realizar negócios. Adote o QR Code como estratégia competitiva.




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